sábado, dezembro 11, 2010

FGV, a melhor Faculdade de Direito?

            Pela primeira vez nos exames da OAB, alunos da GV, por expressiva aprovação, colocaram a sua Faculdade em primeiro lugar em São Paulo e em segundo, em termos nacionais. Congratulações! Parabéns, mesmo!

Para fazer um breve passeio por esse episódio, vamos desconsiderar que também é a primeira vez que a FGV organiza os exames aqui considerados. E que, clonados da excelente Faculdade de Direito de Harvard, verdadeira Sanfran da Commonwealth, há que se considerar um excelente merchandising aos futuros calouros de 20XI, que lá entrarão. Contribuindo com a bagatela de quatro mil reais. Mensais. Para poucos. Difícil de estar, não de entrar. Clonada também a essência do Capitalismo. A mim me parece ótimo. Um dia esse nosso encantado país teria mesmo que sair do Feudalismo e entrar finalmente na Era Capitalista. Ainda que com trezentos anos de atraso. Parabéns então, de novo à FGV, por essa abertura dos portos! Nosso povo vassalo fica lhes devendo essa. O que é um bom começo. Ressalte-se, mais uma vez que, apesar de isso ser fato consumado, não tira o mérito dos alunos aprovados e da conseqüente colocação da Faculdade, em termos estaduais e nacional. 

E onde entra a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco nessa estória? Não entra. Quando Paul McCartney decidiu vir ao Brasil, pouco se lixou para a existência do atual sucesso do Restart. Nome que é um pseudônimo. O nome verdadeiro é Delete. Muito embora exista uma Kombi de  windows 7 admiradores do trash, ficamos nós lá, apinhados no Morumbi, naquelas noites memoráveis. Para ser grande, sê inteiro(infernando pessoas).

O intrincadíssimo painel de um avião, por vezes mal-comparado ironicamente à lógica da mente feminina, permite que se faça uma viagem de sucesso. Desde a decolagem até à aterrisagem. Cada componente pertinente àquele sucesso é continuamente monitorado. Todos eles têm que funcionar, independentes e sincronizados. O resultado final, o sucesso esperado. Ou não.

Os adoráveis calouros que aterrisam, feito às águas de março, nas Arcadas têm que ter sido admiráveis. Para estar no extremo direito da curva de Gauss, ser parte de dois por cento sobrenadante em um caldo de feras tem mesmo que ser a nata. E passar a viver nas nuvens, a trinta mil pés de altura... e de distância dos minúsculos terráqueos, vivendo com os pés no chão.

E é ai que pode nascer o engano. Um passo tão grande, diante da viagem, será apenas o start. Não Restart, não se confunda. A viagem de/ao sucesso não tem piloto automático. Cada maldito reloginho do imenso painel  deve ser checado a todo instante. A envolvente e deslumbrante vida nas Arcadas pode fazer com que diminuta parcela de franciscanos eventualmente se descuide. Talvez uma ressaca tardia da maravilhosa Peruada entorpeça mentes. Ou ainda o amargo sabor de entregar o XI obnubile certos grupos. E eles então venham a constituir os XI% que não cumpram a tarefa de averiguar um dos relojinhos, qual a provinha da OAB.

           Na meritocracia, privilégios  conquistados trazem grandes responsabilidades. A paisagem externa, acima das nuvens, mais perto de convívio com Deus e distante da pequeneza dos homens, o fascínio que exerce essa jóia multifacetada chamada Arcadas, o convívio entre mentes brilhantes, o exercício diuturno do animus jocandi, a incessante luta para manter a humildade.  Essas e outras são coisas que podem momentaneamente fazer com que alguns poucos franciscanos percam a noção de que a viagem, muito mágica com seus mistérios só se coroa de êxito com a aterrisagem. E no retorno à estranha sensação de passar a viver com os pés no chão, que não são o familiar Jardim de Pedras. E a rotina não mais se faça entre brilhantes, mas com terráqueos, agora não mais microscópicos, dada a proximidade. . Enfim, o treinamento nas alturas foi feito para se aprender a viver a viagem real, aqui embaixo mesmo.

           E nada desse circunlóquio tira o mérito dos aprovados da FGV, que continuam a merecer cumprimentos pela façanha alcançada. Inclusive agradecimentos especiais, pois é sempre bom lembrar que alguns tapinhas brasileiros em algum relojinho emperrado possa trazer tudo ao status quo ante. Por outros 183 anos mais.

             Mas, e quanto ao título desses escritos: FGV, a melhor Faculdade de Direito?
               

Bazinga!!!!!!!!!!!!!


Arcadas, XI de dezembro, CLXXXIII
Leia o Livro
Arcadas: segredos, magia e estórias

6 comentários:

Anônimo disse...

Gonzaga, vocÊ está de parabéns, acompanho sempre seu blog. Seu estilo é conspícuo.

Após essas palavras necessárias, pergunto-lhe: como foi a SanFran no exame 2010.2 organizado pela FGV?

Anônimo disse...

FGV 90.4
Sanfran 90.2

algo assim.

Unknown disse...

A Usp é ainda superior pois tem melhor conceito no Enade,na Capes,etc...
OAB não mede se um curso é melhor que outro , mesmo pq O NÚMERO DE ALUNOS ENVIADOS PELA FGV É MUITO , MUITO MENOR QUE O DA USP !

Tem faculdade que envia 1,2 ou 3, aí passam e se dizem A MELHOR PQ TIVERAM 90 OU 100% DE APROVAÇÃO !

Cuidado com as análises !

Gisele RJ

Rafa disse...

A faculdade que envia 1, 2 ou 3 SELECIONA os alunos enviados. A FGV não seleciona, todos os alunos prestam o exame. Portanto, está de parabens. Nós da Sanfran paramos no tempo. Continuamos sendo uma faculdade otima, onde os alunos que querem estudar se formam muito bem. Mas a FGV infelizmente é hoje, a melhor faculdade do estado. Quem sabe esse tapa na cara não nos despere a gloria do passado.
Obs.: a USP não participa do Enade, Gisele.
Obs.2: Fiquei sabendo que os alunos da FGV tem pouca materia relacionada à OAB e que fazem apenas SEIS MESES de cursinho obrigatorio - e mesmo assim nos passaram. imagina com o que eles aprendem ao longo dos anos (com maior carga horaria que nos), como Mercado de Capitais...

Anônimo disse...

A FGV envia aproximadamente 50 alunos para prestar o exame, tem os melhores professores, pagam mensalidade maior do que 2 mil reais. Tudo filhinho de papai, só estudam, senao tivesse aprovação expressiva.. Sem comentários. Voces jogam bola de gude no carpete e soltam pipa no ventilador e abrem champagne na cozinha, comemoram se achando os melhorres. Nunca serão.

Anônimo disse...

Não é isso que todos os escritórios e jurídicos de grandes empresas dizem. Aliás, sinto pena dos estudantes da sanfran que vão para as competições internacionais serem surrados por todos. Além disso, é só ver qual faculdade tem feira de estágios e qual não. Oras.